sábado, 26 de março de 2016

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS | TOP 10 Livros Portugueses Preferidos



Hoje, 26 de Março, comemora-se o Dia do Livro Português, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores que assinala o dia em que foi impresso o primeiro livro em Portugal. 
Em jeito de festejo, seleccionei 10 livros preferidos de escritores portugueses. 

Afonso Cruz

   

Flores e Os Livros que Devoraram o Meu Pai: sem dúvida dois favoritos. Opiniões aqui e aqui.
A escrita de Afonso Cruz é simplesmente brilhante, envolvente, arrebatadora... não há palavras que a consigam descrever. Ando a guardar o Para Onde Vão os Guarda-Chuvas, porque tenho a certeza que vou adorar - aquele desejo estranho de querer ter um livro de reserva do vosso autor preferido na estante, sabem?! 
Acho que em breve se junta a esta lista.


José Luís Peixoto

 

José Luís Peixoto foi sem dúvida um escritor revelação para mim no ano passado. 
Nunca vi tanto sentimento num livro tão pequenino como o Morreste-me (opinião aqui). Arrasou-me completamente. Também gostei muito do Cemitério de Pianos.


José Rodrigues dos Santos


Quem me segue por aqui há algum tempo já sabe que o meu género literário preferido é o romance histórico. Neste sentido, os livros que mais gosto do José Rodrigues dos Santos são sem dúvida A Filha do Capitão e A Vida num Sopro. Entretanto já tenho o As Flores de Lótus à espera na estante. 


Miguel Sousa Tavares

 

Outro livro que gostei muito e já li há muitos foi o Equador, de Miguel Sousa Tavares. Sem dúvida que os romances históricos exercem um fascínio especial em mim. O Rio das Flores foi outro que achei absolutamente maravilhoso. 


Mário Zambujal

 27968284

Mário Zambujal há muito que me conquistou com o seu estilo inconfundível, cheio de humor e ironia. Uma noite não são dias é dos poucos livros que li e reli e que me fascinou a cada leitura, como se fosse a primeira vez. O seu mais recente Talismã (opinião aqui) também me fez soltar umas boas gargalhadas. Curiosamente o que menos gostei do autor foi o tão famoso e aclamado Crónica dos Bons Malandros.


O que acham deste meu TOP 10 de livros portugueses?
Já leram algum? Também estão entre os vossos preferidos?
Sem dúvida que ler livros portugueses é a melhor forma de homenagear os tão bons escritores que temos. Eu adoro descobrir novos autores e tenho em mente ler em breve três autores portugueses que nunca li: Valter Hugo Mãe, Nuno Nepomuceno e Carla M. Soares. 

Que livros/escritores portugueses me sugerem? 
Fico à espera das vossas sugestões para aumentar a minha wishlist! ☺

3 comentários:

  1. Não li mais nenhum de Afonso Cruz; sem dúvida que vai achar soberbo. É uma obra-prima da criatividade. Quanto ao Equador, acho que se tornará num clássico. Como disse noutro lado, e correndo o risco de ser injusto, já que é impossível ler tudo, talvez seja a melhor obra portuguesa deste século com 16 anos.

    Sem qualquer ordem, colocaria os livros de Gonçalo M. Tavares, Saramago, o Equador, do MST, e também, o Para onde vão os guarda-chuvas.

    Voltarei a fazer top10 quando tiver 40 anos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,
      É verdade, gostei mesmo muito de Equador.
      Ainda não li nada de Gonçalo M. Tavares, mas vou pôr na lista. Obrigada! :)

      Eliminar
  2. Olá!
    Excelentes escolhas!!
    Tenho muita curiosidade em Os Livros que Devoraram o Meu Pai e José Luís Peixoto.
    Também adorei o Equador!
    Beijinhos

    ResponderEliminar