quinta-feira, 24 de março de 2016

BOOK REVIEW | A Cidade nos Confins do Céu


Título: A Cidade nos Confins do Céu
Autor: Elif Shafak
Editora: Jacarandá
Ano de edição: 2016
Páginas: 512

Sinopse: 

A Cidade nos Confins do Céu é uma história deslumbrante e complexa de Elif Shafak, autora do bestseller A Bastarda de Istambul.
«Éramos seis: o mestre, os aprendizes e o elefante branco. Construíamos tudo em conjunto.»
Um forasteiro chega a Istambul com uma dádiva extraordinária para o Sultão. O jovem está sozinho numa terra estranha, sem quaisquer posses exceto Chota, um raro elefante branco destinado à coleção de animais selvagens do palácio.
Assim começa a aventura épica passada no século XVI que irá acompanhar a ascensão de Jahan desde as origens humildes até às posições mais elevadas na corte do Sultão. Pelo caminho conhecerá cortesãos fraudulentos, falsos amigos, ciganos, domadores de animais e a bela e maliciosa princesa Mihrimah. Fará uma viagem no dorso de Chota até às zonas mais recônditas do reino e regressará à corte. Conhecerá Sinan, o arquiteto real, num encontro que mudará o seu destino.



Opinião: 


Em “A Cidade nos Confins do Céu” (Jacarandá, 2016) somos levados pela mão de Jaham a “perscrutar o coração de Istambul”, numa história peculiar sobre o amor – o amor pela aprendizagem e a aprendizagem do amor.

Através do menino de nove anos, “sozinho numa terra estranha”, somos introduzidos nesta cidade de encontro de civilizações, onde convergem povos com diferentes religiões, hábitos e crenças, que deixarão bastante curiosos os leitores ocidentais, especialmente no que toca a superstições. A história segue num ritmo pausado, permitindo ao leitor absorver as informações históricas – porque é de um romance histórico que se trata – e, simultaneamente, deixar-se conquistar pelas personagens.

Jaham pode-se assumir como protagonista, mas Elif Shafak preenche o nosso imaginário com uma panóplia de personagens intimamente construídas, que sentimos vivas e com alma. (...)

Para além de demonstrar uma incrível destreza em viver fora do seu tempo, ambientando-nos a deslumbrantes cenários do século XVI, a autora brinda-nos com uma prosa rica e elegante, que nos faz querer viajar de imediato para o Oriente. (...)

Ao longo de mais de 500 páginas, a história está repleta de lições e pequenos contos místicos, que agradarão sobretudo aos sonhadores e apaixonados pela cultura oriental. A par da beleza – não só da capa, que nos perdemos a contemplar – destaca-se a tolerância dos sábios que amam aprender: “os homens ignorantes pensam que estamos aqui para lutar, fazer guerras, acasalar e ter filhos. Não, o nosso trabalho é expandir o nosso conhecimento. É por isso que estamos aqui.

Numa mistura entre aventura, romance, suspense e espiritualidade, “A Cidade nos Confins do Céu” vai exercer um profundo fascínio sobre o Império Otomano, encarnando vivamente a grandeza da cidade de Istambul e da sua população. Num doce equilíbrio entre história e ficção, com apaixonantes personagens imaginadas – como Jaham e Chota – e referências históricas ímpares – como Miguel Ângelo, Dante e Sinan -, este é um livro que facilmente cumprirá o desejo da autora: “fluir como água no coração dos seus leitores.

Opinião completa no Deus me Livro
Classificação:

1 comentário:

  1. Olá!
    Se já tinha vontade de ler este livro, deixaste-me ainda com mais vontade =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar