sexta-feira, 20 de novembro de 2015

BOOK REVIEW | Dewey - O gato que comoveu o mundo


Título: Dewey - O gato que comoveu o mundo
Autor: Vicki Myron com Bret Witter
Editora: Caderno
Ano de edição: 2008
Páginas: 282


Sinopse: 

Como é possível que um gato abandonado transforme uma pequena biblioteca, salve uma típica cidade americana e se torne famoso em todo o mundo? A história de Dewey começa da pior forma possível. Com apenas algumas semanas, na noite mais fria do ano, foi enfiado na caixa de devolução de livros da Biblioteca pública de Spencer. Encontrado na manhã seguinte, Dewey conquistou o coração de todos os funcionários da biblioteca, ao distribuir por todos gestos de agradecimento e amor. Nos anos que se seguiram, nunca deixou de encantar as pessoas de Spencer com o seu entusiasmo, vivacidade e, acima de tudo, o seu sexto sentido: percebia sempre quem necessitava mais dele. À medida que a sua fama crescia de cidade em cidade, de estado em estado e, surpreendentemente, por todo o mundo, Dewey tornou-se, mais que um amigo, um motivo de orgulho de uma extraordinária cidade rural no coração da América, que lentamente se ergueu da maior crise da sua história.

Opinião: 

Quem me conhece sabe que adoro gatos e adoro bibliotecas. Quando soube que este livro era sobre um gato bibliotecário obviamente que quis ler, e na melhor companhia: a dos meus gatos. 


Revelou-se uma leitura muito leve, com uma escrita muito simples, que nos conta a história real de Dewey, um gato abandonado na biblioteca pública de Spencer, que teve a extraordinária capacidade de tocar os corações dos que por ali passavam e, assim, alterar as suas vidas. É incrível pensarmos como um gato pode fazer-nos resgatar a vontade de viver, dar-nos esperança.

Ainda assim, esperava mais. Esperava um livro sobre Dewey, mas revelou-se um livro demasiadamente sobre a região de Spencer, Iowa, e sobre as dificuldades pessoais da escritora (directora da biblioteca e dona de Dewey).

Compreendo que o contexto económico-social da região seja importante para contextualizar o poder de mudança despoletado por Dewey. Compreendo que todas as vicissitudes da vida da autora sejam essenciais para a transmissão do verdadeiro amor felino, mas esperava mais Dewey no livro. Menos repetições, mais aventura. Menos biografia, mais... Dewey!

Apesar de tudo, este livro dá-nos um sem fim de emoções: derrete-nos face a 
um gato especial, faz-nos sorrir, e, por fim, parte-nos o coração.
Através de uma história real, a prova de que os animais têm uma sensibilidade especial e  tornam, sem dúvida, a nossa vida melhor.

Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário