segunda-feira, 2 de novembro de 2015

BOOK REVIEW | A criança em ruínas


Título: A criança em ruínas
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Quasi
Ano de edição: 2003
Páginas: 85


Sinopse: 

Tendo como temática principal a nostalgia da "criança em ruínas", a obra reúne vários poemas de diferentes fases da vida do autor. A melancolia, os cenários de dor, os problemas existenciais e as inquietações estão presentes na maioria dos textos. A exorcização dos males do poeta surge precisamente pela escrita, pois o poema é "o último esconderijo da pureza". O mundo poético surge aqui definido como sendo aquele em que o poeta é o "imigrante dentro de uma estrela, de um parágrafo".



Opinião: 


Este é o terceiro livro que leio de José Luís Peixoto e por isso já lhe conheço o demarcado estilo poético. Mas este é o primeiro que leio como assumidamente poesia. Resultado: afirmou-se como um dos meus autores portugueses preferidos.

É um livro para se ler num sopro, mas daqueles que nos marca à sua passagem.

Num estilo inconfundível, em que está sempre presente a melancolia e a introspecção, José Luís Peixoto tem esta incrível capacidade de fazer-nos sentir com ele um sem fim de emoções. Tristeza, solidão, saudade, dor, angústia, nostalgia, - porque todos somos, em algum momento da nossa vida, uma "criança em ruínas". 
Soberbo.



Classificação:

2 comentários:

  1. Olá
    Tenho muita curiosidade na escrita deste autor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Este já é o terceiro que leio e adoro. Sem dúvida que vou querer ler mais. Acho que vais gostar.
      Beijinhos

      Eliminar