quinta-feira, 1 de outubro de 2015

BOOK REVIEW | The Book Thief


Título: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora: Black Swan
Ano de edição: 2013
Páginas: 560


Sinopse: 

Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura.

Opinião: 


Confesso que estou com dificuldades em dizer o que quer que seja sobre este livro. 
Tudo que eu possa dizer é muito pouco. 

É daqueles livros que mexem connosco, que nos magoam a alma.
O tema da segunda guerra mundial sempre me apaixonou. Mas nem todos os autores têm esta capacidade de nos agarrar a cada personagem, de nos envolver a cada novo capítulo.

A narrativa é soberba, não lhe falta nada, está lá tudo: originalidade, envolvência, drama, ironia, emoção. A morte é crua, realista, mas também dotada de compaixão e ternura (afinal, também tem coração).

O poder das palavras. A força de um livro.
A inocência de uma criança perante a crueldade de um dos maiores acontecimentos da história da humanidade. A amizade, o amor, a bondade, a tolerância, e acima de tudo a esperança de que esta semente da "sacudidora de palavras" germine.
Um final arrebatador.

Não tenho dúvidas de que se tornará um clássico de leitura obrigatória.

Hosted by imgur.com

Hosted by imgur.com
Classificação:
(primeira leitura conjunta no grupo do Goodreads Maratonas, Desafios e Leituras Conjuntas)

4 comentários:

  1. Olá,
    Este livro é realmente maravilhoso, adorei.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Ainda não li este livro mas tenho alguma curiosidade.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá!!

    Por várias vezes olhei para este livro e fiquei sempre na dúvida se o trazia comigo ou não... Mas ao ler esta belíssima opinião, já não vou pensar duas vezes e talvez o compre com a desculpa de prenda de natal!! ehehehe

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!

      Muito obrigada e sê bem-vinda aqui ao Preto no Branco! :)
      Não há nada como darmos uma prenda a nós mesmas, e o Natal parece-me uma excelente desculpa. eheh :D

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar